como escolher ventiladores silenciosos

Os ventiladores podem ser avaliados de múltiplas formas. Mas há uma que embora importante e valorizada pelos utilizadores permanece normalmente obscura: o nível de ruído associado aos vários modelos e tipos de ventiladores.

Fabricantes, marcas e nível de ruído dos ventiladores

O nível de barulho associado a um ventilador é medido em decibéis, e oscila normalmente entre os 25 to 70 decibéis.

Salvo raríssimas exceções os fabricantes e os vendedores de ventiladores – ou organismos ligados à certificação e controle de qualidade dos ventiladores (como a Procel) - não têm ou não divulgam elementos sobre esta matéria. Esses elementos podem existir – muitos fabricantes e marcas têm-nos, certamente… – mas eles não fazem parte do conhecimento público.

ruido e silêncio ventiladoresVentiladores silenciosos

Em parte, a não divulgação ou a não explicitação de dados, resulta da natureza complexa dessa medição.

Um ventilador novo de baixa qualidade pode ser silencioso ou relativamente silencioso nas primeiras semanas ou meses, mas tornar-se particularmente ruidoso ao fim de algum tempo de uso. Ou seja: os níveis de ruído podem variar significativamente ao longo da vida do ventilador.

Por isso, mais do que o conhecimento - por via oficial ou por via dos fabricantes - do nível de decibéis associado ao funcionamento dos ventiladores, interessa ter em conta os elementos que interferem nos níveis de ruído dos ventiladores, ou que podem facultar uma operação silenciosa ao longo dos anos.

E esses elementos têm a ver com a qualidade e com os materiais com os ventiladores são fabricados. Ou seja: se quer um ventilador silencioso procure um ventilador que não tenha excesso de plástico, ou materiais demasiado leves e pouco resistentes, e tenha em consideração a qualidade geral do ventilador.

E não esqueça o tipo de ventilador, e o impacto que isso em matéria de ruído: ventiladores de pedestal, ventiladores do tipo torre e circuladores de ar são mais suscetíveis de gerarem níveis elevados de ruído. Ventiladores de mesa, sem oscilação, ou ventiladores de parede e de teto, de boa qualidade, tendem a ser mais silenciosos.

Podem parecer considerações e dicas demasiado vagas sobre a matéria, mas - face à ausência de elementos oficiais, e de avaliações de peritos ou de avaliações históricas (sempre relativas na sua validade, face às frequentes mudanças nos vários modelos) – não há volta a dar.

 

 

 

Contents Topo .... Início