tipo de ventiladores portÁteis: mesa, pedestal, pessoais, torre, circuladores de ar

Há várias linhas de pequenos ventiladores portáteis, que podem ser agrupados em 5 grandes grupos:

1) ventiladores de mesa,
2) ventiladores de pedestal ou coluna,
3) circuladores de ar
4) ventiladores de torre e
4) mini-ventiladores pessoais (incluindo os ventiladores USB e com ventiladores usando pulverização de água).

Esta página introduz e distingue estes vários tipos de pequenos ventiladores..

Não se esqueça de que os ventiladores (inclindo os ventiladores de teto ou os circuladores de ar) não arrefecem o ar ambiente.
Eles são ventiladores pessoais, no sentido de apenas proporcionarem conforto térmico quando estamos na sua área de ação; a circulação de ar evapora a humidade a nível da nossa pele, aumentando o nosso conforto, sem que haja abaixamento nas temperaturas.
Eles não devem permanecer ligados quando ninguém está a beneficiar da circulação de ar.
Além disso, pelas razões expostas, eles devem ser adequadamente posicionados – um problema que pode afetar a eficácia dos ventiladores de parede – junto da pessoa ou pessoas que estão a beneficiar da circulação de ar.

ventilador de mesaVentiladores de mesa

Os ventiladores de mesa modernos são os herdeiros dos antigos ventiladores dos anos 30 do século passado, envoltos em rede metálica, com lâminas de alumínio ou aço inoxidável.

O seu desenho alterou-se ligeiramente, e estão a ser usados novos materiais (que nem sempre tornam os ventiladores mais fortes ou funcionais), mas a essência destes ventiladores mantêm-se.

A chave do seu sucesso é o seu pequeno tamanho, baixo preço e a versatilidade em termos de colocação em salas e quartos.

Como o seu nome sugere, eles são sobretudo utilizados em cima de mesas e móveis, perto do lugar onde a pessoa ou pessoas descansam ou trabalham. A chave da sua eficácia depende bastante desse posicionamento e da proximidade em relação aos utilizadores.

Os novos ventiladores de mesa incluem modelos oscilantes, múltiplas cores e desenhos às vezes ousados, que os podem transformar em elementos decorativos interessantes.

A eficácia energética também melhorou bastante; há hoje modelos que gastam muito pouca energia, e que podem ser bastantes silenciosos.

Mas surgiram problemas novos também: a forte concorrência entre fabricantes, e a necessidade de eles se apresentarem competitivos, está a levar à oferta de modelos muito frágeis e com frequentes defeitos de fabrico, com cada componentes baratas em plástico e frequentes defeitos de fabrico.

Daí a importância da escolha do modelo, do fabricante, da garantia (que deve abranger pelo menos um ano) ou do selo de eficiência energética.

Ver: Escolher Melhores ventiladores de mesa

circulador de mesaCirculadores de Ar

Os pequenos circuladores de ar, com hélices curvas, têm a particularidade de serem capazes movimentar uma maior quantidade de ar do que os ventiladores de mesa. O ar à volta do aparelho é aspirado por ele, e expelido de forma a criar uma circulação mais largada.

Uma vez que o padrão de circulação de ar proporcionado pelos circuladores de ar é bastante intenso e mais extensivo do que a circulação proporcionada pelos outros ventiladores portáteis, isso pode torná-los mais eficazes.

Há no entanto que ter em conta que muitos circuladores de ar não se distinguem verdadeiramente dos pequenos ventiladores tradicionais - algo que está estreitamente ligado à capacidade do circulador, mas também a pormenores de desenho.

Por outro lado, os circuladores de ar consomem mais energia (às vezes o dobro ou o triplo).

Se está comprador, prefira ventiladores com uma base pesada e sólida, e escolha modelos da classe A Inmetro-Procel (no Brasil) ou modelos com certificação UL e Energy Star, no caso de modelos importados. Ver: Os melhores circuladores de ar

ventiladores de colunaVentiladores de Torre

Os ventiladores de torre são uma categoria relativamente recente de pequenos ventiladores portáteis.

Eles têm a particularidade de serem estreitos e ocuparem um espaço relativamente restrito, e de terem uma capacidade de rotação muito elevada.. São além disso uma boa alternativa estética aos ventiladores tradicionais.

O tipo de ventilação proporcionado é também um pouco diferente: em vez da agitação tipo turbilhão criada pelos ventiladores de teto ou pelos ventiladores de mesa, parede e de pedestal, eles produzem uma ventilação tipo folha, mais suave e regular.

Mas os ventiladores de torre podem também ter desvantagens significativas: tendem a gastar mais energia do que os ventiladores tradicionais, podem ser barulhentos (embora não necessariamente) e a sua colocação numa sala ou quarto pode colidir com os elementos desse mesmo quarto; há que assegurar espaços desobstruídos entre eles e as pessoas que em última análise vão beneficiar da ventilação, o que pode não ser tão fácil com eles quanto com outros ventiladores.

Ver: Melhores ventiladores de torre

ventiladores de pedestalVentiladores de Pedestal

Os ventiladores de pedestal são bem mais populares do que os ventiladores de torre, no mercado brasileiro.

A diferença dos ventiladores de pedestal em relação aos ventiladores de mesa comuns está fundamentalmente no seu design, e no facto de estarem colocados no chão mas poderem atingir uma altura razoável, acima dos obstáculos mais comuns a nível dos nossos escritórios e casas.

A flexibilidade que podem proporcionar em termos de posicionamento e colocação, pode torná-los uma opção particularmente interessante, e não é por acaso que eles têm a popularidade que têm.

Se está à procura de um ventilador deste tipo, considere um ventilador com certificação Inmetro/selo Procel (ou certificação Energy Star, no caso de ventiladores importados).

Para mais pormentores ver: Escolher e onde comprar os melhores ventiladores de pedestal

Mini Ventiladores pessoais, USB e com pulverização de água

Os mini-ventiladores pessoais - incluindo os ventiladores de viagem, os ventiladores desenhados para se ligarem à porta USB de computadores, e os computadores associados à pulverização de água - são baratos, suscitam curiosidade e têm uma grande procura.

Muitos dos comentários e apreciações em relação a estes ventiladores pessoais - feitas por compradores, em sites online ou nos sites das grandes cadeias - são favoráveis, mas há também um grande número de queixas, nomeadamente quanto à eficácia e à durabilidade.

Estes ventiladores não beneficiam de selo Procel-Inmetro, no Brasil, nem são certificados pelo UL, ou por entidades como a Energy Star: um sinal evidente de que não são produtos de qualidade.

Ver:
Os melhores ventiladores USB
Ventiladores com água (borrifador)

Qualidade dos ventiladores portáteis

Nos pontos acima sublinhámos questões relativas ao design dos diferentes ventiladores portáteis, e às suas implicações gerais.

Mas há também questões de qualidade geral, de consumo elétrico, de capacidade de ventilação (vazão de ar), ou de níveis de ruído que há que equacionar

Muitos dos pequenos ventiladores portáteis - sobretudo os de baixo preço - têm uma qualidade inferior, ou têm uma baixa duração, ou não funcionam adequadamente (há sobretudo imensas queixas quanto à intensidade do fluxo de ar que criam). Alguns oscilam em excesso e acabam por se tornar barulhentos.

Mesmo a questão do consumo elétrico deve ser tido em conta. Dentro da mesma categoria, há diferenças significativas em termos de consumo de eletricidade, de acordo com a eficiência energética de cada modelo.

A questão dos materiais de que são feitos e a sua vazão média, nas diferentes velocidades são igualmente questões cruciais. Há muitos ventiladores com excesso de plástico, e por isso muito frágeis, e ventiladores com pouca vazão média (capacidade de ventilação, medida em m3 por segundo ou minuto). Grande parte das queixas dos utilizadores associam-se a esses fatores.

Ventiladores Portáteis vs. Ventiladores de parede

Embora hajam alguns modelos de ventiladores de parede com maior potência, a esmagadora maioria dos ventiladores de parede não difere dos ventiladores portáteis a nível de vazão de ar ou de eficiência energética.

A sua vantagem está quase sempre no facto de estarem fixos a uma parede, mas isso também se pode transformar numa desvantagem: o facto de serem fixos torna-os menos obstrutivos, mas o facto de não poderem ser ajustados no seu posicionamento pode também torná-los menos efetivos em algumas situações.

Ou seja: se a questão da ausência de fios, ou a desobstrução de espaços for importante para si, considere ventiladores de parede. Mas tenha em conta que isso pode diminuir a sua eficácia. Há que ter em conta o alcance desses ventiladores, e a posição habitual das pessoas nas divisões em causa.

Ver, para mais pormentores: Os melhores ventiladores de parede

Ventilador portátil ou ventilador de teto?

As diferenças entre estas duas categorias de ventiladores são óbvias e envolvem sobretudo a questão da capacidade de ventilação e o preço.

Embora a capacidade de ventilação varie imenso, e dependa das velocidades usadas, não é exagerado afirmar-se que os ventiladores de teto com uma capacidade média têm uma vazão média de ar tripla da dos ventiladores portáteis típicos.

Trata-se ao fim e ao cabo de ventiladores com âmbitos distintos. Os ventiladores portáteis tradicionais (à exceção dos circuladores de ar) são mais pessoais, no sentido de estarem mais em função de utilizadores individuais ou de um número restrito de pessoas, enquanto que os ventiladores de teto têm objetivos mais vastos, extensivos a toda uma sala, escritório ou quarto.

Ver: Melhores ventiladores de teto

Marcas, preços e qualidade dos Ventiladores Portáteis

Escolher um bom ventilador portátil não é fácil. Há muitas marcas, preços e modelos. Há modelos que podem gastar o dobro ou o tripo de ventiladores de teto, o que de facto é excecional e mostra o desperdício energético que a eles se associa. E há questões de durabilidade, de ruído ou de duração que são importantes acautelar.

Tenha em conta as seguintes elementos, na escolha dos mesmos:

- no Brasil prefira pequenos ventiladores com prazos de garantia razoáveis ou o mais alargados possível e com o selo da Inmetro-Procel, classe A, referido acima para os diferentes tipos de ventiladores portáteis.
- considere fabricantes e marcas de referência.
- desconfie de ventiladores com preços muito baixo: a grande maioria desses ventiladores têm muito baixa qualidade geral. Eles duram pouco, gastam demasiada eletricidade para o seu tamanho, trepidam, são pouco fiáveis e barulhentos.
- naturalmente, preços altos também não significa qualidade. Não confunda altos preços ou um design pouco habitual ou modernista, ou argumentos publicitários, com qualidade.

Desconfie de aparelhos claramente mal construídos e muito baratos. Esteja atento a pequenos pormenores.

A Eficácia dos pequenos ventiladores portáteis depende muito da sua colocação

A eficácia dos pequenos ventiladores portáteis depende muito do seu posicionamento em relação aos utilizadores, ou do lugar do quarto, sala ou escritório onde eles estão situados.

É uma regra geral, envolvendo os ventiladores de teto e os ventiladores de parede.

Ver: Os melhores ventiladores de mesa, portáteis...

 

 

 

Contents Topo .... Início